segunda-feira, agosto 20, 2012

Expiação - Desabafo

Há 11 anos cometi um erro do qual continuo a sofrer as consequências e sobre o qual não posso acusar ninguém, a não ser eu mesma: comprei uma casa barata.

Mesmo assim. Decidi comprar casa. Tinha de ser mediana e não podia ser cara. Ia comprá-la sozinha e sutentá-la tb. Caso a minha vida corresse mal, não queria ir ter uma mensalidade q fizesse com q não pudesse viajar meia volta, sair, andar no gym, etc. E assim fiz. A unica parelha q me avisou p não comprar uma casa naquele local, foi a parelha cuja opinião eu adoro contrariar - e não eram os meus pais!

E assim fiz, uma casa de 5 assoalhadas, barata, num bairro de classe média (baixa) e de população maioritariamete africnaa - coisa q não me faz mossa nenhuma, pq tomaram muitos branco ser como certos africanos q conheço!!

É uma zona sossegada. Ou era. Nos ultimos meses, a zona tornou-se agressiva: um carro foi incendiado, há mto miudos a fazer barulho na rua (o que é normal pqé verão). Mas continuo a gostar da minha casa....

No entt, irrita-me profundamente qnd me dize "vçs não pertencem aquele lugar!", " qnd vou a vossa casa e saio de lá tarde até corro p chegar ao carro", "têm mm de comprar outra".

Quero mto comprar outra. Pq quero ter mais uma criança e não abdicar do escritório e, acima de tudo, pq gostava de ter uma moradia: somos pessoal do petisco e adoramos ter a casa cheia de gente.

MAS ODEIO ESTAS CRITICAS! Principalmente pq sou a unica responsavel por morar ali. E não consigo vender a casa! Mas tb acho q as pessoas exageram.. eu já la cheguei a várias horas da noite sozinha e entrei em casa e nunca tive sequer receio.

As pessoas são assustadas por natureza e passam isso aos outros.. e eu, que odeio show-off, dou por mim a pensar q qq dia as pessoas não vão querer a minha casa pq têm medo. Como é possivel?!?!? De facto, um condominio fechado é melhor p o G crescer, mas a realidade, é q se depender de mim, ele não vai ser o puto q brinca na rua, até pq eu não tou lá p ver... portt quem mora ali e q pode ser má influência nem sequer lhe vai por a vista em cima... mas dps tou a ver pais segregadores a não deixar os filhinhos irem visitá-lo pq mora "naquele sitio"... mas a realidade, não é um condominio fechado! A vida é cheia de coisas e maioritariamente más e não o quero a achar q tem tudo de mão beijada e qnd um dia tiver de enfrentear contrariedades, não saber o copo meio cheio, como eu insisto em ver... dizer mal da minha vida, culpar o mundo pq não tenho o q quero, criticar os outros não é a minha onda! Responsabilizo-me sempre pelo que faço e, apesar deste cenário, ainda me orgulho de ter trabalhado para comprar o meu carro e a minha casa sozinha!

E isto causa uma revolta pq se por um lado me quero manter fiel a mim, e mostrar q aquilo não é uma zona de guerra, por outro não quero prejudicar o G.. mas se ele crescer num ambiente assim, e for como eu, vai dar MUITO valor a tudo o resto, tal como eu sei dar!

Pq no meio disto tudo, mto boa gente q critica, não juntou as moedas uma a uma p comprar uma casa. Não qnd chegou a hora foi-lhes dado de mão dada "uma ajudasinha" ou mm doado a casa onde vivem.. eu não! Nem um tusto.

8 comentários:

  1. O que interessa mesmo é nos sentirmos bem onde estamos!!! Os AMIGOS vão SEMPRE ter connosco independentemente do local onde estivermos!! Fazem os caminhos mais longos e mais tortuosos nem que seja SÓ por uns "singelos" 5 minutos :)

    Um beijinho grande MJ

    ResponderEliminar
  2. mão leves a mal, mas sinceramente? acho que certas pessoas têm um certo ar de superioridade e a ideia de fazerem esse tipo de comentários é ridícula. para mim, bairros como o teu fazem com que pessoas com mais posses percebam que não são o centro do mundo, que o país não é assim tão acessível para todos, entre outras coisas. correr para o carro a altas horas? até eu já saí/entrei de tua casa sozinha a altas horas e do carro para o prédio vou à mesma velocidade como se estivesse no meu bairro. perigo existe em todo o lado. e não me venham com histórias, tu cresceste num bairro que meia voltas tinha tiroteios etc etc etc e adaptaste-te, isso só te fez ter uma compreensão diferente de pessoas com menos posses que tu, foi o cresceres num bairro como esse que te fez a pessoa que és. se tens "amigos" que te dizem esse tipo de coisas, não leves a mal mas andas a dar-te com malta muito snob. sim, é verdade que esse bairro é péssimo e que o meu querido papá te avisou..mas, mais uma vez, apesar da asneira foi nesse bairro que aprendeste a desenrascar, onde tens sido feliz, onde não deixa de haver petiscos porque ups não tens um espaço aberto, uma garagem ou a segurança (às vezes falsa) de uma moradia. claro que se a família crescer (yaaaay, ainda não sabia desta mas adoroo (Júlia não sfv!), aquele bairro deixa de ser viável e mesmo que não aconteça..a idade é outra, as necessidades mudaram e já desde que o minimilk nasceu que faz sentido que mudem de casa. concordo com isso. não concordo com pessoas ridículas que metem o bedelho onde não devem ao dizer-te onde deves ou não morar. estereótipos como esse dão-me um certo nojo e faz com despreze as pessoas em causa. por essa lógica, se te tivessem conhecido em Chelas..não iam lá, pelos assaltos? ridículo.
    Claro que no agora, que nos últimos meses..esse bairro está pior, bem pior. E por isso sim, faz sentido que mudem de casinha o mais rapidamente possível, mas por esse motivo é que o devem fazer não por causa de comentários snobs!!!!!!!!!!!!!!
    De qualquer modo, não te preocupes..a casa vai acabar por aparecer =)

    ResponderEliminar
  3. além de tudo isso... manda-os pastar caracóis porque, não és só tu que adoras a casinha! eu tb adorooooooooooooooooooooo, quero lá saber do sítio -.-'

    ResponderEliminar
  4. e como a minha revolta tb não acabou digo-te mais!
    o teu filho vai dar muito mais valor a tudo o que o rodeia a viver ou onde vive, ou numa moradia VOSSA, não numa porcaria de um condomínio fechado onde toda a gente tem a mania que é melhor que os outros e compara tudo constantemente e anda de nariz empinado? abominável! se é para sairem daí que vão p uma moradia, vale muito mais que um condomínio...com mais gente snob! ridículo! se o meu afilhado virar snob leva nas orelhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o meu filho não pode ser snob numa familia destas... não sobrevivia meia hora :)

      Eliminar
  5. E SE DEIXAS DE SER A MINHA TIA MALUCA DOIDA QUE ÉS E SEEEEEEM MANIAS, SE VIRAS UMA SALAMALEQUES CHEIA DE MANIA E COM SUPERIORIDADE COMO UNS E OUTROS NÃO SEI O QUE TE FAÇO! OLHA QUE EU ME ORGULHO BASTANTE DA MINHA TITI, SEMPRE FOSTE "O MODELO", NÃO DEIXES DE O SER AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar