quinta-feira, novembro 21, 2013

Clutter

Sobre este tema comecei a ouvir falar há cerca de 5 anos, com um site chamado lady qq coisa.. já n me lembro bem. Basicamente, ajudava "as americanas" a organizar-se na sua miriade de tralhar naquelas casas do outro lado do oceano. (flylady se n tou em erro).
Fiz uma primeira tentativa de organização pessoal ainda embrionária mas comecei logo a fazer algum declutter.
Depois, e durante o ano passado, conheci mto mais sites, com relevância especial para o da rita e o do leo e deu-me para a limpeza. de roupas, de adereços, de alguns objectos de decoração. Foram sacos e sacos, e viagens atras de viagens para as associações onde sentia q estava a entregar coisas q para mim não tinham uso, mas para outras pessoas podiam ser significativas.
Este ano com a mudança de casa, consegui fazer o mesmo e neste momento, apesar de ter muita coisa (do ponto de vista de alguem minimalista) a realidade é q me sinto confortável. Há coisas q tenho por caturrice: sim tenho alguns 5 pratos grande de servir bolos e só uso um. Mas este vai eventualmente partir-se e dps não quero estar a gastar dinheiro com algo q podia ter à borla (pq estes pratos todos foram ofertas ao longo dos anos) e cm tenho espaço p os arrumar, sem ter armário a abarrotar, lá continuam.
Outro ponto bastante "decluterizante" (uau inventei uma palavra) é a questão da roupa. Sim, olho p montras, experimento roupas e penso sempre várias vezes a relevância de ter mais aquilo... não me obrigo a tirar uma peça por cada uma q reponho pq, cada vez q dou volta às minhas roupas, é para cima de 10 q dou e não compro 10 de cada vez.. mas sou rigorosa em termos de utilidade.. ter só por ter não. Tem de ser sempre algo que saiba que vá usar até à exaustão.
Quanto ao marido, é mais dificil de "domesticar". Gosta de tralhas e tralhinhas e eu só posso exigir até certo ponto... mas consegue-se comportar.

Sinceramente o que sinto é q com menos coisas, há menos p arrumar e q limpar - e eu n me posso queixar pq tenho quem o faça por mim, mas mesmo assim, qto menos melhor. Tenho ter menos tralhas significa que no final do dia não estou sempre alerta com o que está eventualmente fora do sitio. Só está uma peça no movel, que mossa é q vai fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário