sexta-feira, agosto 12, 2016

Os incêndios


Desde pequena que infelizmente os incêndios são um tema recorrente perto de mim. Os meus pais têm uma casa numa zona conhecida como Zona do Pinhal, no centro do país e que, quando esta treta toda fogos começou, para ai há uns 25 anos, foi das mais afectadas e que recorrentemente ardia.

Vario verões tive episódio de noites sentados na rua a ver o fogo chegar e a preparar-nos para o combater. E depois a combate-lo. Não sou bombeira, a minha acção era limitada, mas a dos meus pais não - sempre tiveram um trabalho mais activo nestes cenários catastróficos..

É mesmo muito triste pensar que há pessoas que acham graça a isto. Perder o pinhal, o nosso pulmão, ver as pessoas a perderem os seus bens, bombeiros a lutar desesperadamente e alguns a ficar feridos e morrer, e animais que não conseguem escapar e os quais demorarão anos a voltar a ter condições para sobreviver, os que sobrevivem...

Ontem numas noticias da tv, um psicólogo dizia que não se deviam transmitir imagens de fogo nos canais de comunicação porque, para alguém com um desequilíbrio deste tipo, o facto de ver ser dado tempo de antena ainda estimula mais a ter este tipo de comportamento. Aparentemente em Espanha, isto já é feito há uns anos e notou-se uma redução na incidência de fogos postos. Devia-se pensar nisso a sério. Afinal, este ano já ardeu mais do que a área ardida no ano passado, e ainda agosto vai a meio....

Infelizmente, não posso fazer muito, a não ser dar donativos. Amanhã tenciono ir à corporação de bombeiros mais próxima dar aguas, barras de cereais e bolachas, e neste momento estou a decidir a que instituição darei um donativo monetário para a madeira. Não é grande coisa mas acho que com um pouco de cada um, pode chegar-se a uma coisa significativa. E como bons portugueses que somos, de certeza que haverá muita gente a ajudar, já que não podemos fazer rool back a isto tudo.

Por essa internet fora, encontram-se listas de informação sobre como ajudar. Gostei especialmente desta.

Sem comentários:

Enviar um comentário